Grupo Vínculo - Apoio voluntário especializado para cuidados com a vida

DICAS DE FOTOGRAFIA DE GESTANTES



       Como é meu primeiro post aqui no Blog do Grupo Vínculo, vou me apresentar... Sou Cacá Dominiquini, mãe, fotógrafa, arte-educadora e artista-plástica. Como mulher é multiuso, não sou diferente!! Vou dividir com vocês, um pouco da minha experiência de fotografia de gestantes.

Gravidinhas (eu gosto de chamar as barrigudinhas assim...) são muito sensíveis! Por todas as mudanças que passam no período de gestação, precisam de muito carinho e atenção.

Vou dividir meu post em duas partes, dicas para os fotógrafos e dicas para as barrigudinhas.

DICAS PARA OS FOTÓGRAFOS

1. Em primeiro lugar, ouça o que a sua cliente (ou o casal) espera do ensaio. Nunca começo a fotografar ninguém, sem antes ouvir quais são as suas expectativas, como essa pessoa gostaria de se ver nas fotos.
Às vezes, a pessoa não gosta do perfil, ou gostaria que seu rosto ficasse mais fino, ou não quer fazer fotos com a barriga à mostra. É importante ouvir. Acredito que o seu cliente conhece seu estilo, se ele te procurou, conhece seu trabalho, confia em você, mas claro, ele tem sonhos em relação ao resultado.

2. Costumo fotografar as barrigudinhas a partir do 7 mês, quando a barriga está mais arredondada. Deve-se tomar o cuidado de não fotografá-las muito no final da gestação, pois estão cansadas, inchadas e sem mobilidade, dificultando as poses. Procure sempre perguntar se a futura mamãe está confortável, as barrigas pesam e as deixam meio desajeitadas.
Além disso, o bebê pode nascer antes da hora com tantos estímulos...

3. Gosto de fazer um registro minucioso da família. Pergunto se os pais gostariam de fotografar o quartinho do bebê, suas roupinhas, brinquedos, sapatinhos. Sempre faço ótimas fotos no ambiente familiar! Além disso, é uma maneira muito acolhedora de começar as fotos, a mamãe adora ver e mostrar o ninho do seu bebê.

4. Se o ensaio for de casal, procuro incentivar o uso de roupas que as cores combinem e que sejam básicas, sem muitas estampas. O resultado fica clean, não interferindo muito no essencial, que é mostrar a nova família que está surgindo. Acredito que o MENOS é MAIS, sempre...

5. Não se deve fazer um ensaio muito longo, 2 horas são suficientes. Se precisar de mais tempo, marque um segundo ensaio. Uma vez que as futuras mamães precisam se alimentar, se hidratar constantemente e sempre necessitam fazer uma visitinha ao banheiro. As barrigonas comprimem a bexiga e elas têm muita vontade de urinar.

6. Tenha bom senso! Sim, digo isso porque já ouvi relatos de grávidas dizendo que fizeram fotos com profissionais que não as respeitaram, impondo poses desconfortáveis, ou querendo fazer tudo o jeito deles.

DICAS PARA AS FUTURAS MAMÃES:

1. Separe objetos especiais e importantes para você, como: bichos de pelúcia, alguns objetos decorativos, roupinhas, sapatinhos, acessórios e brinquedos do bebê.
Flores e frutas, dependendo da proposta, são sempre bem-vindas!
Se você tiver acessórios diferentes, como: cintos, pulseiras, anéis, tiaras, lenços, eles podem enriquecer muito as fotos que serão feitas.
E leve sua criatividade! Ela fará a diferença!!

2. Prefira roupas leves, sem muitas estampas. Caso seu marido participe, monte dois visuais compondo a roupa do casal, por exemplo: os dois de camisetas brancas ou pretas.
Algumas peças de roupa que podem deixar o seu ensaio mais bacana:
 - Vestidos compridos são lindos!
- Tops básicos, além de combinar com tudo, valorizam a barriga e ajudam nas trocas de roupas, caso as locações (locais onde as fotos são feitas) não tenham vestiário.
- Batas, camisas leves com botões, blusas transparentes, boleros.
- Blusas regatinhas também podem ser dobradas, deixando a barriga à mostra!
- Lenços, e-charpes e até cachecóis (no inverno)

3. Faça uma maquiagem leve, valorizando os olhos. Para deixar a pele sem brilho, pó compacto é sempre bem-vindo. Corretivo, lápis e batom cooperam para boas fotos. O importante é você se reconhecer nas fotos, nada muito exagerado.

4. Esteja com as unhas feitas para fotos de close das mãos na barriga e depilação em dia. No dia do ensaio, evite calças e lingerie que tenham elástico para não marcar a barriga.

5. Se alimente direitinho. É conveniente levar garrafinhas de água em ensaios realizados em locais externos.










            Bom é isso!
            Espero que façam altos clicks!!

            Futuras mamães curtam o barrigão, porque depois que os bebês nascem, vocês sentirão falta! Eu, por exemplo, sinto falta do Dudu (meu filho de 13 anos) mexendo dentro da minha barriga... ah.... como era bom!

            Se quiserem conhecer mais do meu trabalho com as barrigudinhas, clique:










Sobre mim:




Entrevistas:




Beijos Fotográficos (como diz uma amiga fotógrafa do twitter, a @oficinafoto - Silmara)
Cacá

Somos um GAPP

Somos um GAPP

Fazemos parte!